top of page
Prédios e avião

Fundamentos da

Gestão Financeira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não é possível gerenciar aquilo que não se pode medir. Uma empresa, só terá um crescimento saudável à medida que enxerga os indicadores financeiros, sem isso, pode tomar decisões hoje, que terão impacto negativo no futuro. Ao conhecer os indicadores é possível antecipar as decisões. Eis aqui a oportunidade de acertar nas decisões ao saber o que está acontecendo e o que irá acontecer. Tudo isso só é possível graças à parte financeira da empresa.

 

Mas afinal, o que é finanças?

Finanças pode ser definida como a ciência da gestão do dinheiro, que envolve investir, captar recursos, gerenciar valores e tomar decisões.

 

O objetivo é maximizar os lucros da organização e gerar riqueza para os sócios e acionistas.

A gestão financeira é fundamental para todo empresário, pois é o processo gerencial de registrar as informações com objetivo de obter recursos para as atividades, formular estratégias para otimizar o uso dos recursos captados, provisionar valores necessários para o capital de giro e corrigir os problemas financeiros.

A função financeira na empresa é essencial no desenvolvimento de todas as atividades empresariais, pois engloba um conjunto de atividades ligadas à gestão dos fundos movimentados, como por exemplo alocar de forma eficiente os recursos na economia, conhecer o faturamento, os resultados econômicos e o retorno dos investimentos, que só é possível mediante a organização das informações financeiras - ocorrências de custos, despesas e investimentos - em planos de contas corretos, feito isso é possível enxergar e gerenciar o fluxo de caixa, analisar a necessidade do capital de giro e controlar o estoque, que significa entender o resultado da empresa.

Uma empresa bem sucedida diminui a necessidade de capital  mantendo o fluxo de caixa positivo e o controle do estoque. Para que haja sucesso, a empresa depende de ter um propósito bem definido que seja compreendido por todos. Além de uma boa estratégia, que é o plano traçado para atingir o objetivo.

A gestão para criação de valor se empenha em maximizar a riqueza. Quando esse é o foco, constrói-se uma relação duradoura e valiosa com seus clientes, empregados e fornecedores.

Para o planejamento financeiro acontecer de forma em que todos saiam satisfeitos, precisamos de um administrador financeiro, também conhecido como gestor ou gerente de finanças.

O gestor financeiro é aquele que tem as funções de planejar, organizar, analisar, liderar e controlar. Ele utiliza documentos da contabilidade, do orçamento, do caixa e determina as condições para investimento, também identifica as fontes para realizar financiamentos, capta os recursos, gerenciar o fluxo de caixa das atividades operacionais e do capital de giro, isto é, assegura que a empresa sempre tenha dinheiro para as obrigações do dia a dia, divulga os dados financeiros abrangendo o planejamento estratégico e a gestão de informações, realiza o planejamento fiscal e é responsável pela relação com os investidores. Um pré-requisito do gestor financeiro é entender como funciona o mercado no qual a empresa está inserida e acompanhá-lo para aumentar o lucro das ações da empresa. Segue abaixo duas de suas funções de forma mais detalhada:

  •         Planejamento financeiro: receber informações contábeis e transformar em estratégia para maximizar os recursos;

  •         Interpretar dados brutos: transforma os dados em informação, organiza de forma que os colaboradores entendam a estratégia usada na produção de riqueza.

  •        O objetivo dessa função é gerar lucro aos acionistas, maximizar as riquezas e identificar as melhores oportunidades para obter recursos para a empresa.

A tomada de decisão também faz parte das funções do gestor financeiro, que justifica a necessidade da sua área, negocia orçamentos, lida com a avaliação do desempenho financeiro e aprova projetos baseados no mérito financeiro. Esse profissional deve saber argumentar. Toda decisão tem objetivo de aumentar os recursos da empresa, levando em conta o retorno (pretensão dos investidores) e o risco ligado à alocação dos recursos. Quanto mais retorno, mais risco.

A questão norte para o administrador financeiro é: Essa decisão criará valor para os proprietários da empresa?

Segue abaixo o significado dos diferentes tipos de tomada de decisão.

A tomada de decisão de investimento é a mais importante, que significa ponderar o custo benefício de cada projeto e o investimento necessário para viabilizá-lo, dessa forma qualificar se este será um bom uso do dinheiro do acionista. Essa decisão define o que a empresa faz e se agregará valor para os proprietários.

A tomada de decisão de financiamento é escolher a forma de pagamento para o investimento escolhido. Se o valor a ser pago for muito alto, provavelmente usará o capital próprio vendendo mais ações ou com dinheiro emprestado, que é o capital de terceiros.Em diferentes empresas os tipos de organização são diferentes. Quando temos uma empresa pequena ou média o próprio sócio é quem cuida da parte financeira e normalmente abrange apenas questões de curto prazo. Já em grandes empresas, esse é um cargo muito relevante e existe um profissional executivo apenas para essa função. Para que os acionistas consigam gerenciar a empresa, dependem do gestor de finanças.

 

Figura 1- Funções financeiras da empresa.

Fonte: Fundamentos De Finanças Empresariais; Porto Alegre: Bookman, 2010, pg. 46

WhatsApp Image 2021-04-06 at 06.44.52.jp
WhatsApp Image 2021-04-04 at 15.14.42.jp
Referências

Curso online Fundamentos da Administração Financeira FGV - https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/fundamentos-de-administracao-financeira Acesso em 12 de março de 2021 - às 14h15.

Curso online Gestão Financeira SEBRAE - https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/gestao-financeira,7370b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD Acesso em 12 de março de 2021 - às 18h15.

Materiais disponibilizados pelo professor de Fundamentos da Gestão Financeira da UNIP (Universidade Paulista).

Berk, Jonathan;  DeMarzo, Peter; Harford, Jarrad. Fundamentos De Finanças Empresariais; tradução: Christiane de Brito Andrei – Porto Alegre : Bookman, 2010.

.

bottom of page