top of page

VOCÊ CONHECE OS PRINCIPAIS

TIPOS DE ESCALABILIDADE?

Vista noturna da cidade

ANALISOU A FIGURA ACIMA?

Isso aí! Assim como as ruas (horizontais) e os edifícios (verticais) da figura, existem dois tipos de escalabilidade que direcionam o negócio no mercado: escalabilidade out (horizontal) e up (vertical).

A escalabilidade horizontal, segundo o redator do blog ROCKCONTENT (2018), prioriza que as organizações se tornem referências de renome no segmento em que atuam. A busca pelo renome demonstra uma caça de beneficiários, a qual implica numa maior cobertura de zonas geográficas, que leva novos produtos e ideias (PIROTTI et al., 2018).

Algo muito notório na escalabilidade horizontal é a capacidade de influência que pode atingir vários indivíduos de diversas classes, culturas etc., bem como, instituições de nível elevado no mercado. Esta influência infere positivamente para a implementação da escalabilidade vertical (scalling up) segundo DOUTHWAITE (apud., et al.,2003).

Ao contrário do modelo escalável horizontal, a escalabilidade vertical trata de negócios que buscam se desenvolver dentro do seu segmento. O que aumenta neste tipo de escala é o número de personas com exigências específicas de produtos ou ideias. Portanto o negócio segmentado no mercado, ou seja, no ramo específico, possui mais versatilidade na oferta de serviços e produtos (ROCKCONTENT., 2018).

O scalling up está diretamente ligado à observação de novas tendências e oportunidades, além de barreiras existentes em processos de escala maior que, necessitam de uma análise do cenário e de estratégias objetivas. O foco é atingir todas as personas que vivenciam o problema, ou tratar do enraizamento institucional do problema (WESTLEY apud., et al.,2014).

REFERÊNCIAS

PIROTTI, Tatiane Martins Cruz. A influência das capacidades dinâmicas no processo de escalabilidade da inovação social: o caso do projeto pescar. Dissertação (mestrado) Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de pós-graduação em administração [Orientadora: Profa. Dra Cláudia Cristina Bitencourt; coorientadora Profa. Dra. Kadígia Faccin.”, 2018. São Leopoldo: 13 de junho de 2018.

ROCKCONTENT, Redator Rock Content: Escalabilidade: o que é e como criar um negócio escalável. Disponível em:< https://rockcontent.com/br/blog/escalabilidade/> Brasil: 20 de agosto de 2018.

EMBARQUE AGORA NESSES EXEMPLOS! 

bottom of page